Me adianto a dizer que vale a pena investir em vendas na internet, confira porque; Segundo pesquisas 91% dos brasileiros já realizaram uma compra utilizando canais digitais. Nessa nova realidade, a exceção são aqueles que nunca viveram a experiência.
Muito se tem falado sobre comportamento e preferências do consumidor quando o assunto são vendas na internet: como as diferentes gerações se comportam, quais são as resistências que o brasileiro ainda encontra para comprar pela internet, que tipo de produto não pode ser comprado pelo e-commerce. Essas e tantas outras discussões vem pautando estratégias de todo um segmento. Mas o fato é que, o mercado da internet tem crescido de forma exponencial o que tem contribuído para com que muitos empreendedores voltassem os olhos para as lojas virtuais.
Investir na maioria das vezes é uma aposta, mas em momentos de crise, como os que estamos vivendo, saber minimizar ao máximo os riscos é um grande passo para o sucesso de um investimento.
Um fato extremamente positivo para quem busca investir em vendas na internet é que a compra online já faz parte da rotina do brasileiro. Com 91% do brasileiros tendo comprado pelo menos uma vez em canais digitais, podemos enxergar um cenário extremamente satisfatório.
Também vale a pena observar que deste número, 44% realizaram entre 2 e 5 compras nos últimos 12 meses. Outros 22% fizeram entre 6 e 10 compras no mercado online. Um volume bastante significativo para uma população que, até muito pouco tempo, se sentia insegura com a ideia de comprar pela internet. Outro fator importante é que as compras online tem a mesma penetração nas gerações X e Y. Enquanto 92% dos Millennials já usaram o e-commerce para realizar compras online, a porcentagem quando olhamos para a geração X é praticamente a mesma: 90%.
Segue mais alguns dados importantes sobre o perfil do consumidor brasileiro na internet.
Com o smartphone nas mãos, o consumidor passou a ser o responsável por comparar funcionalidades dos produtos, buscar as opções mais adequadas às suas necessidades e consultar outros compradores. 54% já utilizou um smartphone dentro de uma loja física para ler comentários/reviews sobre o produto que queria comprar. Outros 67% usaram o dispositivo, também dentro da loja física, para comparar preços. Com isso, a presença e o papel do vendedor começam a ser questionados. Para 39%, a presença do vendedor em loja física é motivo de incômodo. Dentre os Millennials, essa porcentagem chega a 42%. Pois é, acreditem, estamos vivendo um momento onde podemos dizer que a tecnologia já tem assumido em muitas vezes o papel do vendedor.
Para encerrar este nosso papo não podemos esquecer de mencionar que as redes sociais nunca estiveram tão presentes na jornada de compra. Para 56% são um lugar de compartilhamento de experiências positivas, garantindo assim mais segurança na hora de escolher produtos e marcas.
Dentro dessa dinâmica, os comentários negativos ainda são os mais relevantes e, consequentemente, os que mais influenciam a opinião. 83% admitem prestar mais atenção neles do que nos comentários positivos. As redes sociais como um canal direto de e-commerce. 38% já compraram um produto por meio de link em alguma rede social. O que ainda é tendência por aqui já se tornou realidade nos Estados Unidos com a Facebook Store.
Espero que este poste tenha contribuído para o seu conhecimento em relação ao mercado do e-commerce no Brasil. Até mais…